[gtranslate]
Exercícios físicos para reduzir stress e ampliar sua mente

Exercícios físicos para reduzir o estresse no trabalho e ampliar sua mente

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

No Brasil, os colaboradores trabalham cerca de 18 horas extras, de acordo com uma pesquisa realizada pela Maxis GBN e 72% sofrem algum tipo de sequela ocasionada pelo estresse – segundo levantamento do International Stress Management Association, logo, não seria por menos que 32% dos indivíduos podem ser diagnosticados com Burnout.

Também conhecida como crise de esgotamento profissional, a síndrome pode se manifestar de diversas formas, os sentimentos mais comuns são: cansaço constante, baixa autoestima e mudanças bruscas de humor. Em alguns casos pode apresentar sintomas próximos da depressão ou do transtorno de ansiedade. A causa é a mesma, trabalhar muitas horas consecutivas sob condições de trabalho estressante e psicologicamente desgastante.

A síndrome tem se tornado tão recorrente que, este ano, a OMS (Organização Mundial da Saúde) a incluiu na nova Classificação Internacional de Doenças. O lado positivo do reconhecimento do Burnout como um fenômeno ligado ao trabalho é que isso pode contribuir para uma mudança nos departamentos de RH, que vão olhar não apenas como um problema individual e sim algo que impacta os resultados da equipe e da empresa.

Já é possível ver essa mudança, cada vez mais companhias têm adotado medidas internas para prover um ambiente saudável aos colaboradores. “Muitas medidas tradicionais são caras e pouco efetivas, o que resulta numa piora do cenário. Como já sabemos que o exercício físico é capaz de contribuir no gerenciamento do estresse, quisemos trazer algo eficiente para a empresa e divertido para o colaborador”, afirma Tomás Camargos, sócio-fundador da VIK , plataforma que promove atividade física e hábitos saudáveis dentro das empresas.

A VIK utiliza a gamificação para criar integração entre participantes, que precisam cumprir metas ligadas à saúde para vencer a “competição”. Eles já realizaram o desafio com as empresas MRV Engenharia, Itambé, Alelo, Falconi, Forno de Minas, Localiza e Dasa. Com mais de 20 mil usuários, aproximadamente 42% ex- sedentários, muitos melhoraram seu condicionamento físico, além dessa mudança também observaram uma transformação no hábito dos participantes, como diminuição do estresse, melhora do sono, redução de álcool e tabagismo e até relatos de melhorias nos relacionamentos afetivos. “É preciso promover o auto cuidado e o tempo para nós mesmos quando falamos de uma sociedade hiperconectada. São ações que previnem e melhoram condições como o Burnout”, conta Régis Schröder Ramos, psicólogo e sócio da clínica Neuroglia.

Além do desafio, a startup em parceria com a Neuroglia vai lançar em breve o NeuroVik, com foco em saúde emocional e cognitiva. Dentre os serviços que vão oferecer, está um aplicativo para o aprendizado de mindfullness e meditação de uma forma interativa. Seguindo a mesma linha do desafio, a plataforma visa incentivar o participante por meio de marcadores que proporcionam uma mensuração e acompanhamento do desenvolvimento da prática.

A meditação busca dominar os pensamentos e sentimentos através da respiração profunda e pausada. A prática tem ganhado cada vez mais espaço dentro das empresas por ajudar no gerenciamento do estresse, além de desenvolver a atenção plena, característica muito valorizada no ambiente profissional. “Para as pessoas criarem uma relação saudável com o trabalho é preciso de um trabalho em conjunto com a empresa”, finaliza o especialista.

 

Nova Manaus
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.